Trabalho voluntário com idosas do Lar Santa Gema Galgani.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Trabalho Voluntário: A Solidariedade

O trabalho é um conceito tão ligado à natureza e vida humanas que dificilmente paramos para refletir sobre ele. Sua valoração sofreu modificações ao longo da história - dê sua aparição no livro gênesis da Bíblia como condenação que acompanha a perda do paraíso; passando pela Grécia Antiga, onde o trabalho cabia aos escravos, ficando, os cidadãos, livres para a reflexão e a participação na vida política da cidade; atravessando a Idade Média, onde o trabalho cabia àqueles que não nasceram nobres nem seguiam a vida eclesiástica; até o início da Primeira Revolução Industrial, onde o trabalho aparecerá na forma como o conhecemos hoje, a venda da mão-de-obra para o capital - cada sociedade deu-lhe um valor ou um significado, mas nenhuma existiu sem ele.
No capitalismo, a sociedade, a grosso modo, divide-se entre aqueles que detêm o capital e aqueles que, por só possuírem sua força de trabalho, a vendem. Assim, a noção do trabalho 'verdadeiro' sempre esteve ligada à idéia de auferir ganho com esta atividade e o trabalho voluntário, quando surgiu, foi considerado como atividade para pessoas desocupadas. Todavia, esta noção está mudando.
A incapacidade do Estado de suprir as necessidades básicas de seus cidadãos, principalmente dos menos favorecidos, levou a iniciativa privada a assumir tarefas que antes eram consideradas exclusivas do Estado, o que se chamou de Terceiro Setor. A origem da expressão está ligada ao fato de que o Estado é considerado o primeiro setor e, por sua vez, o mercado, apenas voltado à geração de lucro, o segundo setor. Assim, organizações não governamentais e entidades filantrópicas substituem o Estado naquilo que ele é insuficiente para prover à população e, para tanto, estas entidades necessitam de pessoas dispostas a trabalhar, não por dinheiro, mas pela satisfação de ajudarem o próximo, por solidariedade. Esta modalidade de trabalho voluntário já era comum no que se denomina de serviço religioso cujo intuito de ajudar está ligado à caridade cristã.
O Terceiro Setor não prescinde da caridade cristã, todavia vai além, pois o trabalho voluntário busca, sempre, a satisfação de um ideal, que pode ser espiritual ou uma causa social ou ambiental. O trabalho voluntário é a solidariedade aplicada ao próximo, que não busca uma retribuição material.

• Texto elaborado por Profª. Dra. Léa Elisa Silingowschi Calil - Advogada, Dra. em Filosofia do Direito e Professora de Direito do Trabalho no Centro Universitário FIEO - UniFIEO e membro da AIDTSS - Associação Iberoamericana de Direito do Trabalho e Seguridade Social. Autora do Livro "História do Direito do Trabalho da Mulher".

4 comentários:

Anna Avelar disse...

Achei muito bom o trabalho ,muito bacana mesmo.Acho que outras pessoas também deveriam seguir esse lindo exemplo .
Boa sorte para vocês !
Abraço !

Unknown disse...

Gente o trabalho de vocês está de parabéns, são com atitudes assim que a gente constrói um mundo melhor.

Unknown disse...

OtimO trabalhO ae pessoal ,mtos divia siguir esse exemplo eh fazer isso tambem...meus parabens,abraços eh boa sorte!

Unknown disse...

Trabalho muito bom!!!!

Ótima está iniciativa de estimular os alunos a serem cidadãos preocupados com o próximo.

Está vivência "obrigada", já que se trata de um trabalho obrigatório, faz com que, os alunos tomem gosto pelo trabalho voluntárop e se tornem agentes do efeito multiplicatório. Além, de trazer bons momentos a pessoas esquecidas pela maiora da sociedade.

PARABÉNS GRUPO!!!!!
Que este exemplo seja seguido e vocês continuem a desenvolver este projeto além da conclusão do Ens. Médio.

bjs
DALILA Moreira

ps: ADOREI A IDÉIA DO BINGO!!!!